terça-feira, 14 de abril de 2009

Atividade 06c - Argumentação II


Nessa parte da atividade 06 irei argumentar sobre as barreiras éticas ao uso de novas tecnologias.



É um fato notório que o ser humano em geral apresenta medo do que é desconhecido, novo. Através da história esse medo tem se manifestado sempre que alguém ousa desafiar as verdades estabelecidas. Sócrates, Galileu, Giordano Bruno entre outros são exemplos do modo como a sociedade reage às ideias novas e revolucionárias.

Hoje em dia, o que causa esse medo de forma mais aparente são os avanços tecnológicos. Enquanto alguns são tidos pela maioria como salutares, outros são tidos como perigosos.

Se antigamente a Igreja podia ser a barreira ao desenvolvimento científico, atualmente as barreiras mais proeminentes são de origem ética.

Por exemplo, discute-se muito sobre o uso de células tronco de embriões humanos. O argumento preferido da corrente contrária à sua utilização é a defesa de que o embrião é um ser humano e que por isso não pode ser utilizado, mesmo que seja para salvar a vida de outro.

Mesmo contrariando a opinião dos especialistas na área, que dizem que enquanto não se tem o sistema nervoso, mesmo que primitivo, não se pode considerar o embrião como um ser humano, esse argumento tem forte apelo, especialmente entre a camada menos instruída da população.

Movidos por motivações alheias, essas pessoas criam empecilhos para o desenvolvimento de técnicas que podem ajudar a melhorar as condições de vida de milhões de pessoas.

Mas essas mesmas pessoas que criticam as técnicas modernas se utilizam de outras que, no passado, foram consideradas inadequadas, por um motivo ou outro.

Nessa linha de pesquisas médicas, pode-se citar o repúdio à vacina que existia nos momentos iniciais de uso dessa técnica. Ou seja, por mais fortes que sejam as barreiras criadas, a ciência e o progresso sempre encontram uma forma de vencê-las.

A maior perda reside no custo envolvido nesse processo de superação.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.