terça-feira, 24 de março de 2009

Atividade 03b - Leituras sobre Trabalho II



Texto descritivo:

As sensações decorrentes das leituras dos diversas abordagens acerca do tema trabalho foram muitas e variadas. Por exemplo, pode-se citar o cansaço decorrente da leitura do conceito físico e de certa forma do decreto-lei. A visualização da tela, por sua vez, suscitou sensações como admiração (pela arte em si) e tristeza (pelo fato de serem escravos obrigados a trabalhar daquela forma).

A música construção foi a leitura mais tocante. Dentre as principais impressões, destacam-se alegria (ao relembrar do cantor), saudosismo (das músicas de Chico), consciência da fragilidade da vida, repúdio diante da insensibilidade dos transeuntes, pena da família do trabalhador, etc

Texto argumentativo:

Enquanto pode-se levar as leituras do conceito de trabalho e do decreto-lei de forma mecânica sem uma maior profundidade, não pode-se dizer o mesmo das outras leituras. Como não se sentir tocado pela música de Chico Buarque? O choque quando se percebe que a morte de um trabalhador, pai de família, que possivelmente deixa sua mulher e filhos em dificuldades não passa de um pequeno contratempo para os transeuntes que desejam aproveitar seu final de semana é revoltante e nos faz pensar nos rumos tomados pela sociedade atual.

Paralelamente a isso, a tela de Portinari nos faz refletir sobre um problema passado, mas que ainda hoje existem casos isolados, a escravidão. Se antigamente já era um absurdo o entendimento de que negros (ou qualquer outro grupo) são diferentes dos outros homens a ponto de poderem ser escravizados, hoje em dia esse pensamento é inconcebível, do ponto de vista biológico (se somos extremamente semelhantes a outros primatas, quem dirá entre homo sapiens), e filosófico (ou mesmo religioso), que diz que todos os homens são iguais.

0 comentários:

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.